quinta-feira, 22 de março de 2007

Laminação a Frio

A laminação a frio é empregada para produzir folhas e tiras com acabamento superficial e com tolerâncias dimensionais superiores quando comparadas com as tiras produzidas por laminação a quente. Além disso, o encruamento resultante da redução a frio pode ser aproveitado para dar maior resistência ao produto final. Os materiais de partida para a produção de tiras de aço laminadas a frio são as bobinas a quente decapadas. A laminação a frio de metais não ferrosos pode ser realizada a partir de tiras a quente ou, como no caso de certas ligas de cobre, diretamente de peças fundidas.
Trens de laminadores quádruos de alta velocidade com três a cinco cadeiras são utilizados para a laminação a frio do aço, alumínio e ligas de cobre. Normalmente esses trens de laminação são concebidos para terem tração avante e a ré. A laminação contínua tem alta capacidade de produção, o que resulta num custo de produção baixo. A redução total atingida por laminação a frio geralmente varia de 50 a 90%. Quando se estabelece o grau de redução em cada passe ou em cada cadeira de laminação, deseja-se uma distribuição tão uniforme quanto possível nos diversos passes sem haver uma queda acentuada em relação à redução máxima em cada passe. Normalmente, a porcentagem de redução menor é feita no último passe para permitir um melhor controle do aplainamento, bitola e acabamento superficial. A eliminação do limite de escoamento descontínuo nas tiras de aço recozido é um problema prático muito importante, pois a ocorrência deste fenômeno provoca uma deformação heterogênea em posterior processamento (linhas de Lüders). Isto é devido ao alongamento descontínuo do limite de escoamento. A prática normal é dar uma pequena redução final a frio no aço recozido, chamada de passe de encruamento superficial, que elimina o alongamento descontínuo do limite de escoamento. Esse passe de acabamento também resulta numa melhora da qualidade superficial e controle dimensional. Outros métodos podem ser utilizados na melhoria do controle dimensional das tiras ou folhas laminadas, entre estes estão o aplainamento por rolos e o desempeno por tração.

9 comentários:

Anônimo disse...

que bosta! meu!

Anônimo disse...

não achei uma bosta....para quem se interessa pelo assunto isso é ótimo! e está muito bem explicado...
bosta é você! que nem deve ter lido o texto inteiro e já tirou conclusões desse tipo....

Unknown disse...

Faço Processo metalurgico e me ajudou bastante Tmbm .. Obrigado aew parcerão

Anônimo disse...

Também gostei bastante do seu trabalho . Se você quiser enriquecê-lo tem uns videozinhos no Youtube que mostram uma série de peças que são fabricadas por conformação , como virabrequim e outros .

Anônimo disse...

muito bom ,para quem esta estudando sobre o assunto isso ajuda muito ...parabens

Anônimo disse...

muito bem comentado! parabens!

Anônimo disse...

fala chará tipo me da uams dicas, qual o processo mais adequado se é a laminação a frio ou a quente ?
No meu modo de ver , a laminação a frio tem uma desvantagem pq ela se adere a um esforço maior sobre os rolos de forjamento ja a quente ela trabalho "mais fácil" pq como o material esta quente é bem melhor de se trabalhar

Tipo valeu mano pela oportunidade

Anônimo disse...

Gostaria de dicas de otimizacao do processo

Anônimo disse...

nanimo wakaranakatta