quinta-feira, 22 de março de 2007

Extrusão a Frio


Desenvolvida nos anos 40 é o processo que combina operações de extrusão direta, indireta e forjamento. O processo foi aceito na indústria particularmente para ferramentas e componentes de automóveis , motocicletas, bicicletas, acessórios e equipamento agrícola. O processo usa tarugos cortados de barras laminadas, fios ou chapas. Os tarugos menores que 40mm de diâmetro são cisalhados e tem suas bordas ajustadas por retificação. Diâmetros maiores são usinados a partir de barras, com comprimentos específicos. Embora componentes extrudados a frio sejam em geral mais leves, fabricam-se componentes de até 45 kg e com commprimentos de até 2m.
Vantagens em relação a extrusão a quente
-Melhores propriedades mecânicas resultantes do encruamento, desde que o calor gerado pela deformação não recristalize o metal
-Controle das tolerâncias, requerendo pouca ou nenhuma operação posterior de acbamento
melhor acabamento superficial, devido em parte pela não existência de camada de óxido, desde que a lubrificação seja eficiente
-Eliminação do pré-aquecimento do tarugo
-Taxas de produção e custos competitivos com outros métodos. Alguma máquinas são capazes de produzir mais de 2000 partes por hora.
Desvantagens
-A magnitude da tensão no ferramental de extrusão é muito alta, especialmente para trabalhar peças de aço. A dureza do punção varia de 60 a 65 HRc e a da matriz de 58 a 62 HRc.
Fonte: www.infomet.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

bom dia...somos estudantes de eng. mecanica, e necessitamos de algumas informações, gostariamos de sua colaboração se possivel. aguardamos sua resposta o mais breve possivel.
* concatto.daniel@gmail.com

Perguntas:
1)em que situações não há necessidade de pre-forma no forjamento?
2)como é escolhida a forma geometrica basica da geratriz para o forjamento da geratriz bi-partida?
3)qual a função das bacias de rebarba nas matrizes de forjamento?

grato.
daniel concatto

Unknown disse...

bom dia ... SOU ESTUDANTE DE TEC MECÃNICA,GOSTARIA DE SUA AJUDA PARA QUE EU POSSA ELABORA UM TRABALHO SOBRE EXTRSÃO AQUENTE EA FRIO.AGUAEDO RESPOSTA .
JAIRJOSEPESSOADELIRA@YAHOO.COM.BR

Unknown disse...

bom dia ... SOU ESTUDANTE DE TEC MECÃNICA,GOSTARIA DE SUA AJUDA PARA QUE EU POSSA ELABORA UM TRABALHO SOBRE EXTRSÃO AQUENTE EA FRIO.AGUARDO RESPOSTA .